quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MARKETING INTERNO E EXTERNO: "Espere o inesperado- Açores - A natureza Intacta"

Neste anúncio publicitário apela-se à diversão (desejo de evasão, boa-disposição, jogo). A imagem apela à felicidade e ao bem-estar, incentivando os turistas a desenvolver actividades de lazer num local bastante confortável.
O público-alvo consagra-se na classe média e média alta.
No que diz respeito aos recursos verbais, insurge a marca – os Açores e o slogan “Espere o inesperado/a natureza intacta”. No anúncio é perceptível o jogo de palavras e de estruturas frásicas, entre elas destacam-se as declarativas e imperativas. O vocabulário utilizado inclui-se no campo semântico do lazer “paisagens”, “natureza”, “mar”, “passeiam-se” e coexiste um grande recurso à adjectivação. Neste anúncio também persiste a função poética (recurso à adjectivação expressiva, à metáfora, à personificação apelativa e ao uso do imperativo).
No que diz respeito aos recursos não verbais, a imagem surge como privilegiada em relação ao texto verbal. A nuvem baleia aparece metaforicamente associada à natureza intacta. A predominância da cor verde remete para a frase vital e para a frescura da natureza, o azul do céu e do mar completam um quadro natural e o branco das flores e nuvens representam a paz que se pode encontrar nos Açores. O corpo da letra é maior na marca e no slogan, o restante texto surge com descrição, ou seja, de uma forma secundária em relação à imagem.

Marketing-Mix
Este anúncio turístico impera pelo seu nível de qualidade, apelando a um destino paradisíaco e por si só o design do mesmo surge como inovador. - Produto
Estes anúncios turísticos apelam muitas vezes a descontos promocionais em determinadas épocas do ano, tendo em conta os preços implementados pelas agências de viagem da concorrência e o preço que o turista está disposto a pagar. – Preço
Os anúncios turísticos surgem muitas vezes em revistas, jornais, campanhas televisivas e flyers disponibilizados em agências de viagem. – Distribuição
Este tipo de anúncios recorre à publicidade, às promoções de vendas, às relações públicas, ao patrocínio e mecenato e ao marketing directo. – Comunicação e Promoção

nº 23192 - Zara Vilhena Mesquita

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