sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sensibilidade: Eles versus Elas

A sensibilidade impera em qualquer ser humano, seja masculino ou feminino...no entanto, teremos de analisar todos os meios sociais, culturais, familiares, inter-relacionais em que o individuo se desenvolve para considerarmos em que termos existe sensibilidade no seu "eu". Ás vezes, o que é visto como sensibilidade de uns, não é visto como sensibilidade de outros. Naturalmente, existem individuos mais afáveis e mais amáveis que outros. E, em consonância com os papéis desempenhados por cada um de nós na sociedade, assim, se predispõe a nossa sensibilidade. Por vezes, a nossa sensibilidade também advém dos valores que nos são transmitidos ou da forma como assimilamos os valores morais que nos são inculcados pelas instituições: "familia, escola, pares, etc..".
Intrinsecamente, à primeira vista, a mulher parece ser a mais sensivel, por ter traços figurativos de mãe, esposa leal que "cuida" da casa e da familia. No entanto, a mulher pelos papéis que já vai desempenhando na sociedade e no vasto mercado de trabalho, vai tornando-se fria e mais independente (menos sensivel ao que a rodeia).
Por vezes, situações de desemprego ou de emprego onde imperam posições de chefia, torna o homem ou a mulher um ser mais insensivel a tudo, incluindo nas relações amorosas. A distância afectiva que a nossa sociedade (por vezes desleal) impõe torna-nos individuos (homens e mulheres) mais independentes e menos dedicados ao outro (por si só, menos sensiveis).
Não podemos ainda esquecer, que a sensibilidade de uns pode não ser a sensibilidade de outros. A sensibilidade pode predispôr-se como um paradigma, sendo que a mesma se afigura como um padrão absorto em sentimento (e como todos os "tipos" de sentimento não se podem padronizar nem medir, apenas podem ser observados, estimulados e/ou apreendidos).
Acredito que, todos os seres humanos podem tornar-se sensiveis e moldar-se à medida das suas próprias necessidades, mesmo no que diz respeito às relações afectivas (amorosas, por exemplo).
Regra base, não existem homens mais sensiveis que mulheres ou o contrário. Simplesmente, homens e mulheres apresentam diferentes formas de exprimir a sua sensibilidade, de acordo, com as suas experiências vivenciadas.

3 comentários:

In Love disse...

Não podia concordar mais.

Zara Mesquita disse...

Quem és tu?

Zara Mesquita disse...

Tenho recebido comentários teus....com este nick "in love" e só agora topei que eras tu ?! eheheh...beijinhos para ti amiga :)