terça-feira, 18 de agosto de 2009

PTT - Formas de Consumo da População Juvenil

No processo de desenvolvimento psicológico, social e educativo dos jovens insurge uma relação fidedigna de identificação com as drogas. Deste modo, as formas actuais de consumo que os jovens demonstram no seu dia-a-dia interpelam com vários factores de risco como sejam a curiosidade em experimentar, a pressão dos seus grupos de pares, a busca de prazer, o controlo familiar inconsistente e a disponibilidade das drogas.
A curiosidade por experimentar revela ser uma característica natural e desejável da adolescência, sendo que a mesma surge com uma necessidade de ser educada de forma a converter-se numa fonte de maturação, impedindo que a mesma se torne em situações de risco.
A pressão do grupo de pares pressupõe que as amizades exercem uma pressão que facilita a adopção de determinadas formas de identidade (forma de vestir, música, etc.) mas que também pode levar ao consumo de drogas.
A busca do prazer leva-nos a pensar que o consumo de drogas está sempre vinculado ao desejo de desconectar das exigências mais entediantes da realidade, tendo por base a intenção de desfrutar o máximo do tempo de trabalho. Se durante a infância e adolescência não se aprendem outras formas de diversão, as drogas podem ocupar um lugar primordial de distracção.
O controlo familiar inconsistente revela-se quando as normas familiares são excessivamente rígidas para os filhos e adolescentes que têm difíceis formas de interiorização de padrões de comportamento claros, pelo que a sua socialização fora da família será afectada.
A disponibilidade das drogas que vigoram durante o desempenho laboral, levam a que os adolescentes denotem uma presença notável de drogas, sendo que o início do consumo se torna favorável por esta mesma disponibilidade de drogas ilícitas estar patente no mercado clandestino.
Visto que, o adolescente está em constante transformação fisiológica e psicológica insurge uma procura de novos papéis assim como uma procura incessante de novos caminhos que resolvam os seus problemas de identidade. Pressupõe-se que esta busca de novos parâmetros existenciais influencie absurdamente o consumo e abuso excessivo de drogas ilícitas e não só.
Durante a fase da adolescência, a personalidade pode sofrer várias alterações quer a nível cognitivo quer a nível comportamental e sob esta tensão e renovação interior surge uma busca incessante pelo prazer assim como uma curiosidade atroz em correr e novos e variados riscos.
Não podemos deixar de relativizar que os adolescentes pretendem fugir ao controlo familiar e que por isso mesmo tentam encontrar um suporte emocional nos novos pares que podem muitas vezes adoptar comportamentos de risco. Estes comportamentos de risco são vistos pelos jovens como uma fuga à realidade no que se repercute ao abuso de drogas, e sem a adopção deste mesmo tipo de comportamentos não se verifica a aceitação pacífica por parte dos restantes membros do grupo.

nº 23192 - Zara Vilhena Mesquita

Nenhum comentário: