sábado, 10 de maio de 2008

Olhão.....o passeio de hoje...

Olhão (ou Olhão da Restauração), é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, com cerca de 31 100 habitantes.
É sede de um
município com 126,82 km² de área e 40 808 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias. O município, que inclui uma parte continental e a Ilha da Armona, na ria Formosa, é limitado a norte e leste pelo município de Tavira, a oeste por Faro, a noroeste por São Brás de Alportel e a sueste tem litoral no oceano Atlântico.
O concelho de Olhão foi criado em
1808.
As freguesias de Olhão são as seguintes: Fuseta , Moncarapacho, Olhão, Pechão e Quelfes.
Diz-se que Olhão, terá derivado da palavra árabe, «AL-HAIN», que significa fonte nascente, e que sofrendo as modificações fonéticas e fonológicas, naturalmente terão levado ao aparecimento do termo «ALHAM», depois «OLHAM» e finalmente OLHÃO. Na versão popular e segundo velhos testemunhos, Olhão é o aumentativo do substantivo comum "olho", com origem num grande "Olho de Água" (fonte, nascente ou poço de grande caudal), já que na zona existiam abundantes olhos de água, o que originou a construção das primeiras "palhotas", feitas em cana e colmo.
by wikipédia


Olhão uma cidade que amei, amo e irei amar sempre......Olhão permaneces em mim hoje, amanhã e sempre.....vives no meu regaço com lembranças de um olhar vazio que se inebriou com o perfume que pairou por entre as nuvens da plenitude do tempo de ser Olho de Água.
Abraças-me Olhão com a alma de gente que apagou o tempo da infelicidade......beijas-me com os olhos, molhas-me com as palavras, vês-me com as mãos e sopras-me para em ti repousar....
Amo-te OLHÃO......mas a minha existência nasceu em FARO.

Nenhum comentário: