sábado, 1 de dezembro de 2007

Filme: "A Proposta"

"Apesar da sua imensa riqueza e influência na sociedade de Boston, em 1935. Arthur Barret não pode dar à sua esposa, Eleanor o que ela mais deseja na vida - um filho. Desesperados e sem alternativas acabam por recorrer a uma solução impensável para os tempos em que vivem - um filho por encomenda....Roger Martin, um jovem estudante de Direito, aceita com algum receio a invulgar proposta de gerar esta criança, mas tudo se complica quando se sente fortemente atraído por Eleanor. Para evitar o escândalo ela procura refúgio no Padre Michael Mckinnon que também se apaixona por ela conduzindo-as a inesperadas consequências...."

Quanto mais se deseja infringir as leis da Natureza, mais complicações surgem.
O verdadeiro pecador é aquele que conhece Deus, o Padre é apenas aquele que pretende alcançá-lo.
Não podemos passar por cima de barreiras, de sentimentos que nos ultrapassam. Não conseguimos ignorar o que o nosso verdadeiro coração sente.

O filme gira em torno de uma história simples mas cheia de simbolismo.
O desejo de Eleanor querer ter um filho, conduziu-a à dor, à tristeza e à morte. Eleanor envolveu-se com um estranho - Roger - que preenche os requisitos de uma simples entrevista de "fecundação". Roger apaixona-se individamente por Eleanor. Como a sua amada é casada, e Roger é apenas o meio que encontraram para conhecer o verdadeiro prazer da concepção e gravidez, Arthur Barret tenta que este se afaste dela. E inesperadamente Roger conhece a morte pelo veneno de uma criada.
Eleanor, perde o filho de Roger e encontra a paz e o amor nas mãos de um padre - Michael Mckinnon. Com o padre concebe dois gémeos saudáveis, provindos de um amor proibido. Ainda assim como a felicidade não é de todo univoca, Eleanor falece no parto.
Michael percebe então que ao pecar com Eleanor, conhece finalmente o verdadeiro Deus.

Um filme que recomendo a quem espera alcançar fins sem medir bem os meios.
Não podemos querer tudo de uma vez, porque o desfecho será trágico.

Nenhum comentário: