quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Excerto da Obra: Goste de Si de Luis Martins Simões

"Gostar implica um sentimento por uma pessoa ou uma coisa, um sentimento que desencadeia uma emoção positiva mais ou menos doce consoante o modo de gostar. Gostar pode ser com paixão ou não. Gostar é um sentimento de que desfrutamos em contacto com alguém ou alguma coisa.
Amar tem um sentido bem mais lato. Eu posso gostar de mim e talvez não me esteja a Amar. Mas posso não gostar de alguém e ainda assim Amá-lo. Como também posso gostar de alguém e não o Amar. Amar não é gostar. Amar é olhar para o outro e aceitá-lo exactamente como ele é, nas suas fragilidades e nas suas forças. Não é preciso gostar do outro para o poder Amar. Amar é aceitar.
Amar-se é aceitar-se. Amar outros é aceitá-los.
Amar é aceitar. Gostar é um sentimento.
Se eu gosto de alguém mas não o Amo, não lhe aceito todas as suas fraquezas, os seus momentos de desequilibrio, as suas violências. É uma paixão forte, mas que se irá esvaziando no seu amor e, provavelmente, virei a sentir-me, com o tempo, cada vez mais apegado e dependente dessa pessoa, por falta de Amor.
A paixão só durará o tempo da paixão. O Amor durará o tempo do Amor, que é eterno e permanente."

O amor é algo de sublime que não nos deixa julgar os outros, apenas nos faz aceitá-los na sua plenitude. As fraquezas, os desequilibrios, as violências, os medos, as virtudes do Ser Humano que amamos, seja ele qual for, serão aceites por nós. Quando amamos esquecemos até que existem limites. Gostar de alguém não implica amar assim como amar não implica gostar. Amar redime-se no aceitar do outro tal como ele é, sem questionar o porquê das suas atitudes. Amar pode significar sofrimento mesmo quando somos aceites pelos outros, mesmo quando amamos arduamente e alguém partilha connosco os mesmos sentimentos.
A paixão, por seu turno, cria dependência, provoca embriaguês, alucinações estonteantes, não nos deixa respirar e limita a nossa liberdade. A paixão desvanece-se por falta de amor.

Nenhum comentário: