terça-feira, 18 de agosto de 2009

PTT - Desenvolvimento Pessoal e Social - "Os defeitos também são qualidades"

“Os defeitos também são qualidades”, é um pensamento ambíguo pois logo à partida aquilo que pelo ser humano é considerado defeito não poderá ser na mesma linha de reflexão uma qualidade. No entanto, se nos debruçarmos sobre determinadas características que reflectem a nossa personalidade, iremos induzir um carácter implícito ao nosso ser que em complementaridade detém defeitos e qualidades equiparáveis. Para ser mais explícita, o ser humano poderá sugerir que a sua própria ambição por atingir determinado objectivo reflecte um dado qualitativo do seu carácter, pressupondo que sem a dita ambição não seria possível encontrar a plenitude desejada para alcançar determinado objectivo ou resolver um dado problema.
Paralelamente à definição da ambição como qualidade, poderemos cingir-nos à ambição como defeito, já que a mesma poderá conduzir o indivíduo a ultrapassar a liberdade e a posição socioeconómica do outro. Neste ponto de vista, a ambição pode ser levada ao extremo a tal ponto que o indivíduo não olha a meios para atingir fins. Não será despropositado referir que “o senso comum afirma a ambição como algo que cega as pessoas”.
Dependendo dos pontos de vista de cada um, o indivíduo poderá enaltecer o papel do perfeccionismo como um traço de carácter que o leva ao rigor absorto, recorrendo sempre a métodos de análise em conformidade com o possível alcance de uma imagem perfeita de si próprio perante os demais. Por outro lado, o perfeccionismo poderá levar-nos à exaustão, à exclusão social, resultando num egocentrismo atroz que se coaduna como um defeito que conduz o indivíduo ao extremo da perfeição, da excelência e da mestria, tomando por si só um estilo autoritário e agressivo. Conclui-se então, que “os defeitos também são qualidades” não descurando a ideia de que todos os nossos defeitos se podem tornar qualidades, basta pensarmos que tanto umas como outras são características da nossa personalidade.
Os defeitos podem ajudar-nos a conhecermo-nos melhor e a reconhecer os nossos erros com maior eficácia, tendo em conta que nos podemos tornar melhores pessoas em todos os âmbitos.
Reconhecer os nossos defeitos pressupõe uma qualidade patente no nosso ser, de tal forma que nos ajuda a solucionar os problemas subsequentes desses defeitos. Socialmente torna-se mais fácil reconhecer os nossos defeitos e qualidades por comparação com os outros seres humanos, e por intermédio das diferentes relações e papéis sociais possibilita-se o aperfeiçoamento das nossas qualidades e defeitos.

aluna nº 23192 - Zara Vilhena Mesquita

Nenhum comentário: