quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"As coisas piores"

"Não sabia que a dor contém estranhos labirintos
que ainda não acabara de percorrer"

Até logo, tristeza,
Assumpta Roura

"Amanhã? Onde está o Amanhã?"

"Cada homem é obrigado,
no decurso da sua breve vida,
a escolher entre a esperança infatigável
e a prudente falta de esperança,
entre as delicias do caos
e as da estabilidade."

Até logo, tristeza - Assumpta Roura

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lenda de S. Valentim

As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações – umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados terá vivido no século III, em Roma, tendo falecido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.

Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte no entanto, não conseguiu cativar muitos romanos a alestiram-se e acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. Por conseguinte, a solução que encontrou foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.


A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão, Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».

Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro um festival, os Lupercalia. O dia 15 de Fevereiro, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o inicio da Primavera. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).

Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14 de Fevereiro.

Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação a S. Valentim, mas deve-se ao facto de assinalar o princípio da época de acasalamento das aves.

Com o decorrer do tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França – e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fragmento

Quando estamos sozinhos é impossivel brilharmos....
Quando fomos dilacerados jamais iremos chegar ao brilho de um lado solar ou lunar.
Um dia magoam-nos profundamente e nós deixamos de acreditar nos sentimentos puros, tornamo-nos frios e solitários...
Os corações puros perderam-se no tempo.
Os corações puros foram destruídos por uma qualquer vida amargurada.
A vida não é justa...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Café Del Mar - Aire - zahara music



Uma música que não vou esquecer...

Reflexões de um amor perdido

Já não sei pensar sobre mim, nem sobre nós. Tudo me parece sem côr, sem sabor, sem ritmo, sem vida. Já não sei apreciar nada nem ver nada. Apenas guardo em mim a frieza das tuas palavras e os punhais que cravaste em mim, suplicando-me um perdão por algo que eu nem sei bem o que foi. Talvez me pedisses um perdão por nunca me teres amado. E, se percebermos o meu coração magoado de uma outra forma e que tal dissecá-lo e apreciá-lo por dentro, seria um bom caminho a prosseguir. Talvez chegássemos à conclusão univoca que tenho um coração bom demais para ser amado. Seria bom encaixar em mim o triste desassossego de que nunca fui amada. Numa noite escura que se aproxima começo a sentir o gelo que me atravessa os ossos e os olhares frios das pessoas amarguradas e atordoadas por uma vida que não escolheram. Aqui nesta vida vive-se um tempo de insegurança, de desconfiança, de deslealdade, de infidelidades e eu grito ao céu que não pertenço aqui. O meu coração também me diz que tu não pertences aqui, mas não consigo compreender a tua estranha atitude que tanto me entrecruza a alma dilacerada. É tudo tão injusto, tão incompreensivel....mas talvez nesta vida, nada seja para compreender. Esta é uma vida onde as pessoas têm pedras no lugar de corações e é nessas pedras que vivem uma felicidade ficticia que lhes encadeia os sentimentos que outrora foram puros.

See You Soon - Coldplay