“A competência emocional é particularmente central na liderança, uma regra cuja essência é levada a desempenhar o seu trabalho de forma mais eficaz”
Daniel Goleman
Segundo Daniel Goleman, “ a competência emocional é particularmente central na liderança, uma regra cuja essência é levada a desempenhar o seu trabalho de forma mais eficaz” e nestes parâmetros pressupõe-se então que a inteligência emocional se revela como um factor indispensável a uma liderança eficaz. Digamos que, as habilidades intelectuais podem ser cognitivas e emocionais. Aquelas que se intitulam como cognitivas induzem uma maior capacidade de análise e síntese ao nível da liderança.
As habilidades ou atitudes emocionais ajudam o líder no seu rendimento e sucesso pessoal, coadjuvando-se com o aumento da confiança em si mesmo, melhorando a sua integridade, o seu auto-controlo, a sua preserverança para conseguir os seus objectivos ao nível da liderança, não descurando o aumento da compreensão de ambas as partes envolvidas num conflito social.
A competência emocional permite melhorar as habilidades pessoais de cada indivíduo com o intuito de solucionar conflitos atitudinais, aumentando por si só a sua capacidade de comunicação. As dimensões da Inteligência Emocional coadunam-se em intrapessoais e interpessoais. As dimensões intrapessoais ajudam o líder a ter consciência emocional de si mesmo, a auto-regular-se (autocontrolo, confiança, actua segundo a sua consciência, flexibilidade e criatividade), e também a motivar-se (estabelecendo compromissos, tomando iniciativas e relegando o optimismo). As dimensões interpessoais melhoram a empatia e as habilidades sociais (influência, manipulação de conflitos, estabelecendo vínculos, dando importância à colaboração e cooperação e espírito de equipa).
A competência emocional é uma capacidade adquirida invólcrua na Inteligência Emocional que se pressupõe no desempenho laboral. De todas as competências emocionais, as que contribuem para um maior rendimento de liderança incidem sobre o auto-conhecimento, o controlo do stress, a flexibilidade, a motivação, a iniciativa, a responsabilidade, a compreensão, gestão da diversidade, influência e capacidade de liderança.
Goleman em todos os parâmetros emocionais e cognitivos considera a inteligência emocional e as suas competências como chaves para o sucesso pessoal e profissional. Sem o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências emocionais não seria de todo possível revelar uma liderança saudável onde se pressupõe um investimento ao nível laboral, com o intuito óbvio de tornar o trabalho mais eficaz.
nº 23192 - Zara Vilhena Mesquita
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