segunda-feira, 30 de março de 2009

NERUDA

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,
teu riso deve erguer
sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosa
da minha pátria sonora.

Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruas
tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria.

sábado, 28 de março de 2009

Para ti anónimo: "Sonhando acordada com o teu olhar misterioso"

Senti o teu olhar vibrante, atemorizado por sentir algo mais que uma simples amizade. Na verdade parece ser tudo tão recente e tu com receio de te magoares ou de traçares para mim caminhos de escuridão, aninhaste-te no anonimato. No outro dia, senti o teu tremor das mãos, o teu olhar quase evasor da minha alma mas, simplesmente com receio de quebrar o teu encantamento desviei-me um pouco. Dá-me um sinal puro, ainda que redutor da tua alma e faz-me sonhar contigo. Talvez o medo que permanece em ti, não seja absurdamente só teu. Não somos assim tão diferentes. Poderemos até ser de faculdades diferentes, de cursos diferentes, podemos até ter maturidades muito dispares, porventura até idades que nos distanciam mas, no fundo trocámos olhares ;) Em troca de uma pequena pista tua, ofereço-te um poema ou talvez um lindo pôr-do-sol.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Será esta a definição adequada?

"Nós somos o que quisermos se o quisermos ser. Esta é a definição do livre-arbitrio que nos é conferida por inerência à nossa existência".
by a friend

Uma reflexão simples mas complexa

"As outras pessoas pensam o que nós permitimos pensar. Por vezes deixamos os nossos medos apoderarem-se do nosso bom senso. Como tal, a percepção da realidade fica um pouco afectada pelos nossos fantasmas. Nos dias de hoje, quase nem a nossa alma é livre dado os ecos de uma sociedade que estigmatiza utilizando alguns instrumentos tais como: padrões de vida. O próprio conceito do certo e do errado faz com que muitas vezes não tenhamos tempo para pensar em nós próprios. A sociedade com os seus padrões éticos é que nos diz no que devemos pensar e em que altura o fazer. Resumindo: estou bem com o meu mundo."
by a friend

A arte de saber experimentar

"A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério, pois é a única fonte da verdadeira arte e ciência." (Einstein, A.)

Semear para Viver

"Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter."

(Tihamer Toth)

Imaginação vs Conhecimento

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. O Conhecimento vem, mas a Sabedoria tarda."
(Einstein, A.)

sábado, 21 de março de 2009

Silêncios de um sorriso paradigmático

Silêncios de um sorriso que habitam em mim, esperando por momentos de eterno repouso onde a alma vislumbra templos transcendentais. Mares que navegam em mim, esperam sobrevoar portos de abrigo inundados de honestidade e bom senso. O ser humano é um bem nunca antes delapidado. Por conhecer o verdadeiro sentido da vida, sei que em mim ou talvez em todos os seres que me rodeiam, paira uma tranquilidade absolutamente fantasiada pelo niveis de stresse que hoje qualquer profissão passa a delinear nos caminhos mouriscos. Caminhos esses que qualquer lutador irá traçar a todo o instante. Caminhos poderão sempre ser indefesos ou porventura espinhoços, ou diria mesmo poderosos demais para quem apenas anseia por conhecer verdadeiros corações e verdadeiras almas puras de sentimentos e de lealdade. Hoje, sonho por entre os silêncios do meu sorriso, apesar dos breves momentos que tenho para relaxar amanhã vislumbro planaltos bem mais tranquilos onde possa descansar os meus pensamentos puramente atónitos ou ainda que pudesse de soslaio afirmar puramente inquietantes. Avisto Porto de Abrigo ao fundo. Não vou cansar-me de te alcançar simplesmente porque da vida já não me canso, eu apenas canso a vida ;)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Para o(s) anónimo(s)

Para todos os anónimos que por aqui passam, deixo uma mensagem....
Se algum dia ousaram pensar que sou comprometida enganam-se. Para quem diz que sou muito bonita, uma mulher especial, inteligente, meiga... e porventura gostaria que lhes dedicasse poemas ou declarações de amor....faço votos para que se assuma...se não souber quem espreita este meu blogue e o meu coração nunca saberei se irei sobrevoar os novos paraísos que por aqui se têm fixado.